segunda-feira, 18 de novembro de 2013

O que é Bioenergética

Bio significa vida. Bioenergética é energia da vida. Para ser mais simples, qual é a primeira coisa que você faz ao nascer? Respirar. O bebê tem que respirar e assim todo o sistema começa a funcionar. Quando você pára de respirar, o que acontece? Morre. Respirar é a coisa mais fundamental para nós.

Cada emoção que a gente sente tem um reflexo diferente em nossa respiração. Quando você está triste, deprimido, a sua respiração é curta, pequena. Quando você está fazendo amor, a sua respiração é abundante e profunda. Quando você está com raiva, ela é rápida, ofegante. Quando você está com medo, sua respiração quase paralisa. Cada vez que nós queremos/precisamos evitar ou apenas diminuir a intensidade de um sentimento, a nossa respiração encurta e nosso corpo tensiona. Por outro lado, toda vez que permitimos expressar um sentimento, acontece exatamente o contrário: a nossa musculatura se expande e a respiração se amplia, dando uma sensação de alívio.

A respiração é o regulador básico de tudo o que se passa com a gente. Depende dela termos mais ou menos energia para a vida. E ela está extremamente vinculada com a nossa musculatura. Ambas trabalham juntas, comandadas pelo sistema emocional. Veja bem, não é pelo nosso intelecto. Você não pensa o tempo inteiro: “agora vou respirar mais e agora menos”, ou “agora vou me contrair mais ou menos”. A resposta imediata que vem ao nosso corpo reflete cada emoção, seja ela natural ou programada.

É mais fácil entender se você observar uma criança pequena. Deixe-a deitada, sem roupa. A sua respiração vai até o genital e tem um ritmo suave e profundo. Entretanto, desde pequenos usamos o nosso corpo para conter sentimentos. “Estou com raiva porque mamãe não me deixa brincar na rua.” A criança sabe que, se expressar essa raiva, vai ser reprimida e até punida. Por isso, aprende a disfarçar seu sentimento e a manipular para conseguir o que quer. Quantas vezes em nossa infância tivemos que esconder o que sentíamos para não sermos punidos? Pouco a pouco, a nossa respiração foi se restringindo. E, com o passar do tempo, o corpo ficou programado para responder automaticamente a situações semelhantes no presente e reforçar ainda mais esse programa. Agora, no mundo adulto, em muitos momentos não conseguimos nos expressar de uma maneira espontânea, mesmo quando intelectualmente sabemos o que devemos fazer.

Mesmo na expressão de alegria e prazer existe essa contenção. Porque muitas vezes os pais, ao verem a criança expressando alegria, acham que ela fez algo errado. Agora, imagina só como isso se reflete nas questões de amor e de sexo. Quantos bloqueios acontecem? Seria muito bom se você se desse conta de como a nossa vida está limitada. Toda a timidez, falta de poder pessoal, de sensualidade, de tesão, de amorosidade, de espontaneidade, estão diretamente vinculados com esse sistema auto repressor.

A bioenergética, através de vários tipos de exercícios em partes diferentes do corpo, pode desprogramar esse sistema fazendo com que seus sentimentos voltem a fluir livremente e, assim, você pare de responder como criança ao mundo adulto. Afinal, agora você é responsável por criar a vida que quer para si mesmo.

O resultado é que cada vez mais você vai conseguir expressar os seus sentimentos, dar importância para a sua qualidade de vida, ficar mais sensível, ter mais clareza e coragem para buscar o que você precisa e quer e não aquilo que os outros esperam de você. A bioenergética é um processo para aqueles que realmente querem transformar a sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário