terça-feira, 16 de agosto de 2011

No Dia 19 a 23 De Julho de 2011 no Centro Universitário de Lins (Unilins) - Lins (SP IX Fórum Regional De Educação Popular Do Oeste Paulista - VI Internacional (IX FREPOP - VI Internacional).


 Se fizeram presentes vários representantes internacionais e nacionais, do Brasil vários Estados estiveram presentes dentre eles Alagoas e Sergipe estes levaram a Tenda Paulo Freire, com objetivo de levar e traz as experiências para fortalecimento da luta da Educação Popular em Saúde  do  foi a abertura Alagoas foi com Pau e Lata” – Projeto Artístico Pedagógico “Uma lata existe para conter algo” Entrega do título póstumo de “Cidadão Linense e "Quizumba! [Partindo de histórias das vidas do Mestre Pastinha e de Zumbi dos Palmares, Quizumba! narra a trajetória de dois meninos que, aprendendo a equilibrar covardia e valentia, transformam-se em guerreiros. Coletivo Quizumba.
 O Grupo Quizumba contava a historia de Zumbi dos Palmares os alagoanos que  se sentiram prestigiados por Alagoas ter sinais  de resistência política. Durante a manhã os representantes de Sergipe e Alagoas participavam de Painéis internacionais e nacionais que estivessem relacionados com educação popular em Saúde foram eles:
-Práticas Integrativas-Populares de Saúde e a Construção de um Projeto Popular para Brasil. Mediadora: Vera Dantas [médica – ANEPS – Fortaleza (CE)]
- Magodonga Mahlangu [coordenadora de programa de Direitos Humanos – WOZA Painel Internacional (III):
- Educação Popular, a Resistência e re-significação nas comunidades: originárias, quilombolas e camponesas. Josefa Maria da Silva Santos (Zefa da Guia) [quilombola – parteira | ANEPS – Serra da Guia (SE)] TEMA 15. –
-Educação Popular e as Drogas: Pressupostos para uma Ação Transformadora. Mediador: Felipe Sena e Silva [estudante UFS | instrutor de Tai Chi Chuan | EVA/ANEPS Aracaju (SE)
-Encontro de Saberes e a Educação Popular em Saúde: Experiências da Tradição Oral. Mediadora: Silvéria Santos [enfermeira parteira – UNB – Brasília (DF)]
Nesses painés as pessoas que estavam presentes contavam praticas que realizavam, no entanto não tinham conhecimento que era educação popular em saúde, os mediadores trouxeram discussões da importância de fortalecer as práticas de ir ao encontro dos esquecidos que realizam as praticas em educação mas não se revelam por receio da repressão, neste sentido cabia cada que estava presente de articular “os esquecidos”; “que são as benzendeiras, a curadeiras e parteiras estes  são agentes voluntários que atuam nas comunidades prestando serviço a população. São procurados e quem os procuram acreditam e são curados, mas isto não é bem visto muitas vezes pelas comunidades acadêmicas, no entanto não podemos admitir que nos últimos anos temos avançado depois de muitas lutas e mobilizações , mas é necessário arregaçar as mangas e fazer o trabalho formiga seja na nosso trabalho, na comunidade ou qualquer lugar que tiver resquício dos esquecidos (Vera Dantas )
Durante a tarde as atividades eram realizadas na Tenda Paulo Freire , esta teve uma aceitabilidade significante pelos participantes do FREPOP, Hoje estamos organizando essa Tenda no IX FREPOP – VI INTERNACIONAL com a perspectiva de delinearmos estratégias na formação de atores sociais (profissionais, mulheres, jovens, estudantes, professores, parteiras, rezadeiras, benzedeiros, raizeiros e agentes comunitários de saúde). Participou da Tenda Reginaldo representante do Ministério da Saúde, defendeu que; “ não queremos que o saber científico acabe mas queremos que as pessoas tenham autonomia de dizer eu quero ser tratadas com práticas populares , claro que existem casos em que os pacientes não podem dispensar o saber científico em caso de tratamento do câncer , mas o saber popular pode esta complementando este tratamento, a participação da Tenda na 14ª Conferência Nacional de Saúde, será um momento histórico pois  os atores sociais das práticas de educação popular e saúde terão um espaço de discussão e defender  que apolítica de saúde se amplie, para as praticas populares nas Unidade de Saúde . Ao termino deste fórum os educadores da educação popular em saúde saíram comprometidos com a perspectiva da Educação Popular e da participação popular no fortalecimento do SUS, na direção da construção de um Projeto Político e Social no Brasil e na América Latina. Pois - Um Outro Mundo é Possível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário