quinta-feira, 7 de abril de 2011

Conferência de Saúde!


"Todos usam o SUS!
''SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro". 


Este tema foi aporvado pelo Plenário do Conselho Nacional de Saúde no dia 27 de janeiro,, em sua 217ª Reunião Ordinária, o eixo da 14ª Conferência Nacional de Saúde (14ª CNS) " Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS".

Além disso,  foi definida a prorrogação do prazo para início das etapas municipais, que será a partir de 1° de abril de 2011.
  Entre os temas que serão discutidos no eixo aprovado destacam-se a política de saúde na seguridade social, a participação da comunidade e controle social e a gestão do SUS (financiamento; pacto pela saúde e relação público-privado; gestão do sistema, do trabalho e da educação em saúde).
 Uma das estratégias da 14ª Conferência Nacional de Saúde em 2011é promover a participação da comunidade nas Conferências Municipais. A proposta preliminar de calendário aprovada pelo Pleno do CNS tem as seguintes datas:
Etapa municipal: 1º de abril a 15 de julho de 2011

Etapa estadual: 16 de julho a 31 de outubro de 2011
Etapa nacional: 30 de novembro a 4 de dezembro de 2011.

E precisamos realizar conferências locais , municipais e estadual de saúde, e para isso é fundamental que os conselheiros  participem e possamos fazer uma verdadeira mobilização para essa conferência.

CONFERÊNCIA DE SAÚDE

Está em andamento a mobilização para a 14ª Conferência Nacional de Saúde, com o tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro” e tendo como eixo de discussão “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS”.
Em Maceió a participação começa pelas etapas distritais. Somente delegados eleitos nas pré conferências distritais poderão participar como delegados na conferência municipal. As etapas distritais acontecerão de acordo com o seguinte calendário:

DISTRITO
SANITÁRIO
DATA
HORA
LOCAIS

I


24/05

8 às 14

FITS - MANGABEIRAS

II


30/05

8 às 14

UNCISAL
TRAPICHE

III


01/06

13 às 18

ESCOLA ESTADUAL MOREIRA E SILVA – CEAGB - FAROL

IV


07/06

8 às 14

SEMED
BOM PARTO

V


09/06

8 às 14

ESCOLA ESTADUAL FERNANDES LIMA
SÃO JORGE

VI


14/06

8 às 14

GINÁSIO ESPORTIVO DO COLÉGIO FANTÁSTICO BENEDITO BENTES I

VII


16/06

8 às 14

CSAU/NUSP/UFAL

O papel da sociedade na conferência é de extrema importância dado o momento crítico da história do SUS, em que estão sendo questionados vários temas relacionados à saúde.  Cabe à sociedade não se furtar de seu papel na consolidação de um Sistema Único de Saúde público e de qualidade para todos os brasileiros. Participem!!!



INFORMAÇÕES 3315-5237

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário